Pós-Graduação EAD em

Terapia Ocupacional em Neurologia


Carga Horária Duração
360 horas 12 meses* MAIS INFORMAÇÕES

Objetivo da Pós-Graduação em 2018 - Terapia Ocupacional em Neurologia

A Terapia Ocupacional tem sido cada vez mais solicitada a fazer parte das equipes de saúde e com isso tem conseguido melhoras nas questões da competência e independência funcional para a vida cotidiana, inclusão social e qualidade de vida da diversa população atendida. A literatura nacional e internacional ratifica a propensão de crescimento do trabalho dos terapeutas ocupacionais de caráter preventivo voltados para programas comunitários, de saúde e/ou educação, e, em empresas. Contudo, enfatiza a inserção deste profissional nos contextos hospitalares, mostrando a expansão do mercado de trabalho em Terapia Ocupacional também nesta direção (DE CARLO & LUZO, 2004). O profissional especializado em Neurologia tem como principal campo de atuação instituições de reabilitação, consultórios particulares, hospitais, atendimentos domiciliares (home care), escolas, escolas especiais, instituições de longa permanência para idosos (ILPI), além dos espaços oferecidos pela atenção básica


Área de Conhecimento

Saúde - EAD


Público-alvo

Profissionais com graduação em Terapia Ocupacional que atuam com problemáticas neurológicas a avaliar e intervir na reabilitação de pessoas, abordando os aspectos clínicos e prevenção de complicações oriundas da patologia neurológica. Pré-requisito: Apresentar comprovante de conclusão de Curso Superior em Terapia Ocupacional.


Metodologia

Curso 100% online.

Apenas um encontro presencial ao final do curso para realização da prova e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.


Organização Curricular do Curso em 2018 - Terapia Ocupacional em Neurologia

Módulo Horas
Adaptações ambientais e domésticas60
Análise da Atividade40
Aspectos Clínicos das Principais Patologias Neurológicas do Adulto e Idoso e Intervenções da Terapia Ocupacional60
Da Infância a Adolescência: Estudo do Desenvolvimento Normal e Identificação das Principais Alterações Patológicas60
Desenvolvimento Profissional40
Órteses e Próteses40
Procedimentos e Estratégias da Terapia Ocupacional nas Desordens Neurológicas da Infância60


Certificação

O curso é autorizado pelo Ministério da Educação-MEC, pela Portaria nº 1.663/2006, com validade em todo o território nacional e atende às exigências da Resolução CNE/CES nº 01, de 8 de junho de 2007 e do Decreto Federal nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005.


DURAÇÃO

*Aproximadamente 12 meses

CARGA HORÁRIA

360 horas



QUERO MUDAR DE ÁREA