Pós-Graduação EAD em

Metodologias Ativas de Aprendizagem


Carga Horária Duração
400 horas 12 meses* MAIS INFORMAÇÕES

Objetivo da Pós-Graduação em 2018 - Metodologias Ativas de Aprendizagem

▪ Apresentar ao aluno o conceito central de metodologias ativas e as práticas mais comuns; ▪ Apresentar aos participantes as metodologias ativas de aprendizagem e os recursos tecnológicos por elas utilizados; ▪ Apresentar metodologias inovadoras para a aprendizagem ativa do aluno; ▪ Capacitar professores para atuar no processo ensino-aprendizagem, por meio da aprendizagem ativa e colaborativa; ▪ Conhecer as formas mais apropriadas para se avaliar a aprendizagem por meio das metodologias ativas; ▪ Desenvolver a habilidade para elaboração de planos de aula com base nas metodologias ativas; ▪ Desenvolver estratégias pedagógicas, mediante identificação de contextos reais da prática pedagógica, com uso das TDIC e da aprendizagem ativa; ▪ Explorar a contribuição das tecnologias digitais na valorização da criatividade, da colaboração, do pensamento crítico, da autoria e do protagonismo do estudante; ▪ Identificar as metodologias adequadas, considerando o novo perfil do aluno e das novas tecnologias e metodologias, mediante estudo de casos; ▪ Instruir os alunos para o uso de simulação, Gamificação, vídeos e redes sociais no processo de ensino e aprendizagem.


Área de Conhecimento

Educação - EAD


Público-alvo

O curso é dirigido aos profissionais envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem, com educação em espaços formais e não formais, virtuais e não virtuais, graduados em Pedagogia, Administração, Comunicação Social, Recursos Humanos e demais áreas do conhecimento que queiram aprofundar seus estudos acerca do uso das Metodologias Ativas da Aprendizagem.


Metodologia

Curso 100% online.

Apenas um encontro presencial ao final do curso para realização da prova e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.


Organização Curricular do Curso em 2018 - Metodologias Ativas de Aprendizagem

Módulo Horas
Desafios da educação no século XXI. Planejamento da ação didática: estratégias ativas para o ensino-aprendizagem60
Desenvolvimento Profissional40
Gestão da Comunicação em Espaços Virtuais e não Virtuais de Aprendizagem60
Metodologias Ativas da Aprendizagem: E-Learning; Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL); Gamificação; Mapas Conceituais e Mentais, Gráficos e Painéis60
Processos de Criação: Peer Instruction, Metodologia Stem Education, Storybord e Storytelling60
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Práticas Inovadoras60
Teorias e Abordagens Pedagógicas: Contextos e Perspectivas60


Certificação

O curso é autorizado pelo Ministério da Educação-MEC, pela Portaria nº 1.663/2006, com validade em todo o território nacional e atende às exigências da Resolução CNE/CES nº 01, de 8 de junho de 2007 e do Decreto Federal nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005.


DURAÇÃO

*Aproximadamente 12 meses

CARGA HORÁRIA

400 horas



QUERO MUDAR DE ÁREA