Pós-Graduação EAD em

Gestão da Qualidade em Saúde - Administração Laboratorial


Carga Horária Duração
360 horas 12 meses* MAIS INFORMAÇÕES

Objetivo da Pós-Graduação em 2018 - Gestão da Qualidade em Saúde - Administração Laboratorial

Qualidade é o “Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos” (ISO 9000). A ISO 9000, por exemplo, é um programa de qualidade que apresenta Princípios de Gestão de Qualidade que atuam como pilares para restruturação das organizações, estabelecem um modelo de gestão de qualidade que se adapta de um modo geral a qualquer uma, quer seja seu tipo ou dimensão, já que trabalha com dimensões como Foco no Cliente, Liderança, Gestão de Pessoas, Abordagem de Processo, entre outros. A Gestão da Qualidade compreende uma área ampla de múltiplas atuações, multiprofissional, voltada a auxiliar as organizações na reestruturação de seus processos internos e externos, gerando benefícios para os usuários, colaboradores e para a própria instituição. Hoje, diferentes abordagens direcionam os programas de qualidade, algumas valorizam a produtividade e o equilíbrio da organização, outras estão voltadas ao desenvolvimento do potencial humano, sendo que todas se mostram presentes nos planos das organizações que atuam nesse segmento. Laboratórios são organizações prestadoras de serviço de grande importância social, possuindo alta complexidade e peculiaridade, portanto prática dessa Gestão da Qualidade. Compreender a história, evolução e funcionamento dos laboratórios permite delinear o cenário em que se configuram as ações da qualidade nestes serviços. Embasado em temas construtivos, a grade curricular contribuirá na formação de profissionais capazes de planejar, organizar e desenvolver ações, além de avaliar processos assistenciais e gerenciais no serviço de saúde público ou privado, a partir de conceitos, princípios e ferramentas de qualidade. Atualmente as principais atuações dos Gestores de saúde são promover a segurança ao paciente e auxiliar em decisões estratégicas indispensáveis na organização. Além dos temas que serão abordados ao longo do curso (Gestão da Qualidade, Modelos de Gestão da Qualidade, Gestão de Risco e Cultura de Segurança, Gestão de Processos e Gestão de Projetos, Planejamento Estratégicos e Gestão de Custos, Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade, Gestão de Pessoas), um trabalho de conclusão de curso deverá ser elaborado em modelo de monografia de autoria individual e entregue ao final do curso para garantir a certificação do curso de especialização. Este projeto haverá toda a contribuição e colaboração do corpo científico para uma produção de excelência e qualidade dentro das normas exigidas pela ABNT. Este curso tem por objetivo principal a educação continuada e a capacitação profissional para os que se encontram atuando na área e para os que pretendem ingressar na especialidade. Com o intuito de promover a compreensão da palavra “Qualidade” e de como os diferentes Sistemas de Avaliação são praticados, por exemplo: qual a percepção dos diferentes atores sociais que participam nesse processo e nos diferentes níveis de ação em saúde, sendo um desafio constante a ser realizado pelo gestor.


Área de Conhecimento

Saúde - EAD


Público-alvo

Graduados nas várias áreas de Biomedicina, Medicina, Enfermagem, Biologia, Farmacêutico e Administração.


Metodologia

Curso 100% online.

Apenas um encontro presencial ao final do curso para realização da prova e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.


Organização Curricular do Curso em 2018 - Gestão da Qualidade em Saúde - Administração Laboratorial

Módulo Horas
Desenvolvimento Profissional40
Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade40
Gestão da Qualidade (Ferramentas da Qualidade, Protocolos e Indicadores)60
Gestão de Pessoas40
Gestão de Processos e Gestão de Projetos40
Gestão de Riscos e Cultura de Segurança60
Modelos de Gestão da Qualidade (Acreditações)40
Planejamento Estratégico e Gestão de Custos40


Certificação

O curso é autorizado pelo Ministério da Educação-MEC, pela Portaria nº 1.663/2006, com validade em todo o território nacional e atende às exigências da Resolução CNE/CES nº 01, de 8 de junho de 2007 e do Decreto Federal nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005.


DURAÇÃO

*Aproximadamente 12 meses

CARGA HORÁRIA

360 horas



QUERO MUDAR DE ÁREA