Carga Horária | Duração | |
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420 horas | 9 meses* | MAIS INFORMAÇÕES |
Favorecer a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, destacando seu papel profissional como educador da infância na atual sociedade brasileira;
Desenvolver atividades de pesquisa, especialmente, as relacionadas à pesquisa qualitativa em educação, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo;
Exercitar normas científicas na elaboração de trabalhos acadêmicos tais como: projeto de pesquisa, artigo acadêmico, monografia, entre outros;
Analisar os fundamentos da educação da infância refletindo sobre o contexto sócio-histórico-econômico-cultural que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades educacionais;
Aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e aprendizagem a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para a educação da infância;
Aprofundar os conhecimentos acerca do currículo e da organização do trabalho pedagógico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental e relacioná-los à prática pedagógica;
Aprofundar os conhecimentos acerca dos diversos níveis do planejamento e compreendê-lo como meio de organizar a prática pedagógica;
Analisar o papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, discutindo as práticas avaliativas na contemporaneidade;
Ampliar a compreensão de concepções acerca do ensino da Língua Portuguesa na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental e refletir sobre as respectivas implicações para a prática de sala de aula;
Ampliar a compreensão de concepções acerca do ensino da matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental e refletir sobre as respectivas implicações para a prática de sala de aula;
Ampliar a compreensão de concepções acerca do ensino de ciências da natureza na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental e refletir sobre as respectivas implicações para a prática de sala de aula;
Ampliar a compreensão de concepções acerca do ensino de história e de geografia na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental e refletir sobre as respectivas implicações para a prática de sala de aula;
Ampliar a compreensão de concepções acerca do ensino de Arte e Educação Física na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental e refletir sobre as respectivas implicações para a prática pedagógica.
Educação - EAD
Pedagogos, licenciados nas várias áreas do conhecimento e demais profissionais de nível superior interessados em conhecimentos relativos à educação para infância (educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental).
Curso 100% online.
Apenas um encontro presencial ao final do curso para realização da prova e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.
Módulo | Horas |
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Currículo, Organização e Avaliação do Trabalho Pedagógico em Educação Infantil e Primeiros Anos do Ensino Fundamental | 60 |
Fundamentos Psicológicos, Pedagógicos e Legais para Educação da Infância | 60 |
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica | 40 |
O Ensino de Arte e Educação Física | 50 |
O Ensino de História e de Geografia | 50 |
O Ensino de Língua Portuguesa: alfabetização e letramento | 50 |
O Ensino de Matemática e de Ciências Naturais | 50 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 60 |
O curso é autorizado pelo Ministério da Educação-MEC, pela Portaria nº 1.663/2006, com validade em todo o território nacional e atende às exigências da Resolução CNE/CES nº 01, de 8 de junho de 2007 e do Decreto Federal nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005.